A Docência e o Escritório - Barbosa Advogados
tradução para português
tradução para inglês
tradução para inglês

Já nos conhece? Acesse

A DOCÊNCIA E O ESCRITÓRIO

Além de advogados, somos docentes!

Entenda como isso impacta na qualidade de nossos serviços.

A melhor forma de entregar respostas satisfatórias aos clientes é com um elevado nível de atualização profissional.

Em um cenário atual de constantes alterações normativas e de uma postura mais proativa do Poder Judiciário, com decisões que impactam substancialmente questões de mercado, este indicador de atualização profissional é um fator determinante em o ganho e perda de uma causa.

A maior parte dos profissionais que atuam no Barbosa Advogados conciliam suas carreiras na advocacia com a docência.​

Entendemos que a evolução e aprimoramento do direito não pode ficar presa no discurso retórico e teórico, ao contrário, deve ter sua parcela de contribuição por aqueles que estão diretamente envolvidos com a realidade prática do mercado. A final de contas um colaborador altamente capacitado é o primeiro agente eliminador de potenciais demandas.

Pela natureza da atividade exige um dever de constante atualização que naturalmente reflete no trabalho realizado no escritório.

Este contato direto com aqueles que entrarão no mercado ou que até nele já se encontram permite uma troca de experiências incrível e capaz de identificar tendências, potenciais práticas encontradas no contexto profissional em desacordo com a legislação ou entendimento de tribunais e antecipar, projetar e desenvolver medidas jurídicas preventivas naquele segmento.

Somos comprometidos com a formação profissional e humana.

Ensino Técnico

Capacitar o aluno para atuar tecnicamente na empresa, é imprescindível levar a teoria e a prática para o seu universo de conhecimento que ainda está vazio. Portanto, entender a sua atuação no mercado e o meio em que estará inserido é fundamental.

Graduação

A teoria é o ponto chave do ensino, pois estão sendo formados para uma nova realidade. No momento que estão com suas bases fortalecidas, trazer casos práticos é crucial para aplicar toda a teoria que se faz presente. Dessa forma, o estudo prévio e diário é necessário para levar um conhecimento atualizado aos graduandos.

Pós-Graduação

A prática é o carro chefe da formação desses alunos que buscam como se posicionar no mercado. Costumamos dizer que o advogado de empresa deve ser advogado, além de gestor. Não basta gerenciar escritório, para atender o cliente é preciso conhecer os detalhes de seu negócio e saber resolver. Portanto, a prática é imprescindível neste momento, onde a experiência do nosso escritório faz toda a diferença.

Conheça os nossos profissionais!

dr. JOSÉ ALBERTO BARBOSA JÚNIOR

OAB/SP 220.654

Biografia

Advogado e Professor. Mestre em Direito. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Especialista em Avaliação de Empresas. Técnico em Medicina e Segurança do Trabalho. Professor de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, dos cursos de Graduação e Pós Graduação. Professor do Curso de Pós Graduação da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá-MG. Professor do Curso de Pós Graduação do Curso Êxito de São José dos Campos/SP. Professor do Curso de Pós Graduação do SENAC, Campos do Jordão. Palestrante e professor convidado de várias instituições educacionais e empresariais.

Possui larga experiência na advocacia empresarial. Sua vivência profissional no meio jurídico, associada à docência de longos anos, permite a explanação com propriedade acerca das necessidades de ajustamentos contratuais voltados às novas modalidades do mercado empresarial, proporcionando blindagem jurídica aliada à redução de custos diretos e indiretos dos clientes.  Coautor da obra “Os Princípios do Direito na Modernidade Líquida”. Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais. Membro convidado de Bancas de avaliação de artigos em Seminários e Congressos nacionais e internacionais.

CURRICULUM VITAE:

1998/2002 - GRADUAÇÃO EM DIREITO.

Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: A RESPONSABILIDADE DO PORTADOR DO CHEQUE PÓS-DATADO.
Orientador: Marcos Edwagner Salgado dos Santos.

2004/2005 - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO.
(CARGA HORÁRIA: 380h).

Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Título: A responsabilidade penal da pessoa jurídica e a polêmica de admissão na Constituição Federal de 1988.
Orientador: Flávio Martins A. Nunes Junior.

2010/2011 - CURSO TÉCNICO/PROFISSIONALIZANTE.

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.r.

2013/2015 - MESTRADO EM PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (CONCEITO CAPES 3).

Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Título: A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL POR MEIO DA EXPANSÃO DAS CAPACIDADES,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: GRASIELE AUGUSTA FERREIRA NASCIMENTO.
Palavras-chave: Trabalho Infantil; Erradicação; Excluídos; Modernidade Líquida; Redes; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direito do Trabalho.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direito Público.

dr. Thiago Gomes Luiz de Paula

OAB/SP 317.613

Biografia

Advogado. Mestre em Direito. Professor de ensino técnico, universitário e pós-graduação. Pós-graduado em Direito do Médico e Saúde. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – CONPEDI. Atua como docente no curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. Professor do Curso de Pós Graduação da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá-MG. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição pública estadual referência nacional da formação de técnicos e tecnólogos nas áreas de gestão, serviços jurídicos, tecnologia e saúde. Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais.

Sua vivência profissional anterior como servidor público ligado ao Poder Legislativo, associado ao trabalho de pesquisa acadêmica e longos anos de docência não só no ensino jurídico como tecnológico, conferem bagagem única ao palestrante que, de forma didática, leva o público a compreender as razões pelas quais a lei contém as presentes disposições, os riscos e potencialidades do uso correto/incorreto das informações dos clientes bem como seu impacto no mercado de consumo.

Curriculum Vitae:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL/Lorena.
Graduado em Pedagogia.
Licenciatura em Direito pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Mestrado em Biodireito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL/Lorena.
Especialista em Direito Médico e Saúde.
Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Gestão do risco legal odontológico.
Direito à saúde, Zika Vírus e as possibilidades de atuação pela Administração Pública Municipal.
Uma nova interpretação constitucional para efetivação dos direitos fundamentais.
Os serviços ortodônticos enquanto relação de consumo e a responsabilidade civil de seus fornecedores.
As estratégias preventivas para evitar processos judiciais na área da ortodontia.
Seus estudos mais recentes estão direcionadas na aplicação dos ramos do direito ao segmento da saúde e previdência social.